quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

LULA, MORADORES DE RUA E PRESENTE DE NATAL:
DUAS FACES DO PRESIDENTE

Valter de Oliveira

Na manhã do último 23 de dezembro, quarta feira, o Presidente Lula veio a São Paulo onde participou da comemoração de Natal de moradores de rua e catadores de lixo. “Segundo nota da Presidência da República, a festa foi organizada pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua e pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Pastoral de Rua e a Prefeitura de São Paulo”.

Elvira Freitas/O São Paulo (1)

Como era de se esperar nosso chefe de governo não esqueceu de enfatizar todo o seu amor pelos desvalidos de nossa sociedade.

Lula não deixou de criticar os ricos e a classe média que, segundo ele, não querem saber dos pobres. Segundo o presidente, o problema da moradia nos grandes centros é político e reflete a resistência de parte da sociedade à convivência com as pessoas mais pobres. “Pobre é bom para ver em filme”, acrescentou, em tom irônico.

Moro em Campos Elíseos, em frente à Toca de Assis, onde todos os dias há indigentes dormindo ao relento. Não vi ninguém parecido na imagem do jornal “O São Paulo”. Menos ainda com os abandonados da cracolândia...









Moradores de rua escolhidos para conhecerem Lula e moradores de rua que a gente conhece sem escolher...


LULA: FACE 1

Deixando de lado a ironia vejamos o lado positivo: O presidente, pela 6ª ou 7ª vez, participa de uma cerimônia de Natal com os mais pobres de nossa sociedade. E anuncia uma série de medidas para ajudá-los. Muito bom.

Certamente, a maioria dos que ali estavam, ficaram cativados pelo bondoso e alegre velhinho que também aproveitou o ensejo para brincadeiras sobre sua vida conjugal. Conheceram uma face de Lula. Se é que é uma face real. Faltou a outra, pouco divulgada pela mídia. Lula a mostrou em Brasília.

LULA: FACE 2

Dois dias antes, dia 21, segunda feira, o presidente, no Palácio do Itamaraty, lançou o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos. E o que defende tal programa? Eis aqui uma síntese que encontramos em artigo de Julio Severo: Artigo que merece ser lido. (2)

Enquanto a população e o Congresso Nacional estão ocupados e distraídos com a estação do Natal e reuniões de família, o governo Lula dá um presente para o Brasil. O documento faz as seguintes recomendações:

1. Criação de mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos — como o crucifixo ou a Bíblia — em estabelecimentos públicos.

2. Inclusão no currículo escolar do ensino da "diversidade religiosa", com destaque especial para as religiões afro-brasileiras como o candomblé.

3. Criação de uma comissão para investigar os "crimes" cometidos durante a ditadura militar (...).

4. Modificação do Código Penal para garantir a "descriminalização do aborto".

5. Defesa de projeto de lei que regulariza o "casamento" de casais homossexuais. (3)

Deixemos de lado o ponto 3. Vamos comentá-lo em outro artigo.

Sobre o ponto 2 é estranha a imposição do Estado. Cabe ao estado laico dar destaque a uma religião? E por que esse destaque para uma religião pagã em um país de maioria cristã? O “católico” Lula julga que é mais importante conhecer orixás que o ensinamento de Cristo e dos Apóstolos?

Ponto 1. Proíbem-se os símbolos cristãos em estabelecimentos públicos.

Por que então favorecer os orixás nas escolas públicas? Será imposto também nas instituições privadas?

Pontos 4 e 5. Como é sabido a união civil homossexual e o descriminalização do aborto chocam-se violentamente com o direito natural e com a moral cristã.

O presidente, que não quer admitir que é abortista, afirma que não se trata de ser “pró ou contra o aborto”. Ele, como seu Ministro da Saúde José Gomes Temporão, afirma que é “questão de saúde pública”.

A afirmação é um monumento de insensatez.

O que estão defendendo é o assassinato de inocentes, E ambos sabem disso. Estão afirmando que matar um nascituro, que é um ser humano, é como cortar um pepino, ou uma melancia. É afirmar que a vida humana não é nada. É um brutal ato de covardia contra seres humanos que não podem se defender.

Quanto ao aborto e ao apoio a causa homossexual é compromisso do presidente e do PT. Basta ver o que disse em 2008 quando compareceu à 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (GLBT), Nela, o presidente, de modo blásfemo ainda ousa invocar o nome de Deus para defender o indefensável:

“Quero dizer a todos vocês, companheiros e companheiras: Deus ilumine vocês, e apresentem aqui a proposta que vocês entenderem seja a melhor e que possa garantir... Eu posso dizer a vocês: no que depender do apoio do governo, no que depender do apoio do Poder Executivo e dos Ministros, nós iremos trabalhar para que o Congresso Nacional aprove o que precisar aprovar neste País”.

Tem mais. Na presença de seis ministros pediu para que todos os preconceituosos “arejem a cabeça e despoluam-na”.

Lula também defendeu o fim de toda a oposição ao comportamento homossexual e afirmou que a permanência da discriminação sexual "talvez seja a doença mais perversa impregnada na cabeça do ser humano".

LULA E OS PAPAS

Como se vê, conforme a lógica e a ética de nosso presidente, os Papas – e especialmente Bento XVI que tem insistido muito em combater os desvios morais de nosso tempo – são preconceituosos e têm a cabeça poluída. Pior: são seres humanos maldosos, perversos.


Acham que é pouco? Há uma pérola final: Lula afirmou que o Brasil passava por um momento de reparação. Primeiro referindo-se a tudo que devia ter sido feito pelos pobres. No que tem razão. Absurdo é usar o mesmo termo ao tratar da questão da prática homossexual. (4)


Um ano depois o presidente dá mais um passo à frente na concretização da agenda gay.


Foi esse programa ímpio que Lula deu de presente de Natal ao nosso povo cristão. Suas promessas de ajuda aos pobres não apagam o mal que praticou.


Pior do que praticar o mal é justificá-lo.


A doença mais perversa inoculada no coração humano não foi e não é a rejeição da imoralidade. É a anti-ética defendida por laicistas e totalitários. Como está no programa do PT.


Nada adianta dar algumas migalhas aos pobres e miseráveis quando pela imoralidade lhes arrancamos o que têm de mais fundamental: a dignidade humana. A dignidade de filhos de Deus.


Misteriosamente há católicos e movimentos dentro da Igreja que na sua preocupação em defender o bem material dos pobres esquecem do essencial: a vida da alma, a união com Deus. E parecem não ver todo o mal da política desumana e anticristã do atual governo. Também apoiado, convém lembrar, pelos mais diferentes setores da oligarquia brasileira.


Precisamos fazer atos de reparação? Sem dúvida. Reparação a Deus por permitirmos o avanço da cultura da morte, no campo físico e no campo moral. Por contribuirmos para que governos imorais se fortaleçam.


Levar pobres para aplaudir Lula é enganá-los. Não temos esse direito.


Nossa obrigação é lutar pelo bem material deles, e de toda a sociedade, com um olhar cristão, um olhar que não separa justiça social da verdadeira finalidade da vida humana que está na união amorosa com Deus.


E fica um apelo a todos que na Igreja têm autoridade: diante dos novos Julianos (5) é dever dos pastores defender suas ovelhas, mostrando ao povo a verdadeira face de muitos governantes.


É o que esperamos e pedimos. Com toda nossa alma.



Notas


1. Foto: jornal “O São Paulo, - Ano 53 • nº 2729 • 06 de janeiro de 2009

2. http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/06/421961.shtml

http://www.webservos.com.br/fcg/forum_posts.asp?TID=6891&PN=4

3. A numeração é nossa.

4. Fonte:http://www.imprensa.planalto.gov.br/download/discursos/pr714-2@.doc (texto)

http://www.imprensa.planalto.gov.br/media/audio/pr714-2@.mp3 (áudio)

5. Juliano – Imperador que tentou destruir o Cristianismo e restaurar o paganismo.

6. Os destaques em negrito no texto são nossos.


Nenhum comentário: