domingo, 5 de maio de 2024

A PURA RAZÃO É SUFICIENTE PARA RECONHECER A INVIOLABILIDADE DE TODA VIDA HUMANA

                                                                                                                       

“Ai daqueles que chamam de bem o mal e o mal de bem, que mudam as trevas em luz e a luz em trevas” (Is 5, 20). 

   

Valter de Oliveira

                                                                                                                                   





São João Paulo II advertiu-nos que, em nossa moderna sociedade, foi instaurada uma verdadeira cultura da morte. Bem verdade. Através dela seus defensores negam o valor da vida humana desde a concepção e defendem também o abreviamento dela através da eutanásia. 


Curioso - ou melhor, paradoxal - que neguem o direito à vida em nome da dignidade humana e dos direitos humanos. É que, como tem acontecido com frequência, os ideólogos revolucionários. utilizam de forma equivocada muitíssimas palavras, tais como liberdade, igualdade, dignidade, direitos humanos. 

Tendo isso em vista é bom ler recente documento do Consistório da Doutrina da Fé, Dignitas Infinita,  através do qual a Santa Sé mantém e aprofunda o ensinamento milenar da Igreja sobre o que é a dignidade humana, sua origem e sua finalidade. Em seu ponto 47, ao condenar o aborto provocado, é afirmado claramente: 

"A pura razão é suficiente para reconhecer o valor inviolável de toda vida humana, mas se a contemplamos também a partir da fé, “cada violação da dignidade pessoal do ser humano grita por reparação diante da face de Deus e se configura como ofensa ao Criador do homem”».[90] Merece aqui ser recordado o generoso e corajoso empenho de Santa Teresa de Calcutá pela defesa de todo concebido"

No meu site claravalcister.com  já escrevi três artigos sobre a Dignitas Infinita. Escreverei mais alguns. Vale a pena entender melhor a questão e a importância da batalha na qual estão empenhados não só os católicos, mas também todos os homens que procuram a verdade e a amam. 

Seguem os links dos artigos e o do documento do Vaticano. 

https://www.claravalcister.com/dogma/consideracoes-sobre-a-dignitas-infinita-1/

https://www.claravalcister.com/moral/consideracoes-sobre-a-dignitas-infinita-2/

https://www.claravalcister.com/dogma/consideracoes-sobre-a-dignitas-infinita-3/

____________________

https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_ddf_doc_20240402_dignitas-infinita_po.html





Nenhum comentário: