segunda-feira, 29 de maio de 2023

LULA, MADURO E TSE

 Valter de Oliveira


Maduro chegou hoje ao Brasil. Visita oficial, como chefe de Estado. Foi recebido com pompa e circunstância.

No discurso ao ditador venezuelano Lulinha destacou seu contentamento: "Primeiro, eu queria dizer aos meus amigos do Brasil e à imprensa brasileira a alegria desse momento histórico que estamos vivendo agora", ressaltou Lula no início de sua fala. 

Logo em seguida aproveitou para afirmar que há um complô contra o governo venezuelano: "disse durante o evento no Planalto que a Venezuela é "vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo". 

"Se eu quiser vencer uma batalha eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela de antidemocracia e do autoritarismo", disse Lula se dirigindo a Maduro. 

De acordo com o petista, cabe à Venezuela "mostrar a sua narrativa para que as pessoas possam mudar de opinião".

"Eu vou em lugares que as pessoas nem sabem onde fica a Venezuela, mas sabe que a Venezuela tem problema na democracia. É preciso que você construa a sua narrativa e eu acho que, por tudo que conversamos, a sua narrativa vai ser infinitamente melhor do que a que eles têm contado contra você
", pontuou Lula. 

Pois é amigos, conforme Lulinha, o veraz, inimigo extremo de fake news, é falso que haja uma ditadura na Venezuela. É só narrativa da oposição. E dos gringos, é claro. 

Tanto é falso que o presidente pseudo-operário quer a Venezuela fazendo parte dos BRICS. Eita sujeito bonzinho, não é mesmo?

Voltando no tempo: tempo da eleições

Outubro de 2022. Algumas pessoas ousaram postar na internet que Lula apoiava a ditadura Venezuelana. Outras postagens afirmavam a amizade entre Lula e o governo ditatorial da Nicarágua. Notícias que poderiam prejudicar sua candidatura. O PT, rapidinho, apelou para o TSE. Bolsonaristas estariam propagando Fake Neus.

No dia 05 de outubro o ministro do TSE, \Paulo de Tarso Sanseverino,  "manda Gazeta do Povo remover peça que associa Lula ao ditador.da Nicarágua ."

Já notícia do dia 22 do mesmo mês no Antagonista  mostra  que o mesmo ministro mandou "remover peça que associa Lula a ditadores da Nicarágua e Venezuela".

"Sanseverino atendeu a um pedido de censura da coligação de Lula, que alegou que, em conjunto, as postagens promoviam “reiterada campanha difamatória” contra o petista, “com o objetivo de incutir no eleitor a ideia de que ele persegue e ameaça cristãos, assim como seu aliado e amigo, o ditador da Nicarágua Daniel Ortega”. Na decisão, o ministro diz que as postagens, apresentadas ao TSE pela coligação de Lula, têm “conteúdos manifestamente inverídicos em que se propaga a desinformação de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a invasão de igrejas, perseguiria os cristãos, bem como apoiaria a ditadura da Nicarágua”.

É isso amigos. O TSE garantiu que Lulinha não apoia ditadores. 

Será que a postura de certos ministros influenciou o resultado das eleições?

Será que alguém vai pedir desculpas? 

Seguem os links:

1. O Antagonista: https://oantagonista.uol.com.br/brasil/tse-manda-pl-remover-peca-que-associa-lula-a-ditadores-da-nicaragua-e-venezuela/

2. Gazeta do Povo: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/tse-censura-gazeta-do-povo-post-apoio-lula-ditadura-nicaragua/