domingo, 26 de abril de 2020

O HOMEM CONTRA OS MICRÓBIOS (2)





Dia 23 p.p. vimos o prefácio do livro. Hoje vamos ver as considerações finais no cap. XIII. O otimismo já está no título:


VITÓRIA DEFINITIVA NO ANO 2000


"Durante uma alocução pronunciada no Saint-Marys Hospital, em Londres, Sir Alexander Fleming (1) declarava não há muito tempo: - "Há 25 anos raros eram os micróbios dos quais podemos libertar o corpo humano e, hoje ainda existem alguns que nos dão trabalho. Mas estes serão vencidos antes dos anos 2000". Predição otimista, justificada sem dúvida pelas últimas conquistas da Terapêutica servida pela Bacteriologia e pela Bioquímica. 


"A luta vitoriosa contra os inimigos invisíveis foi levada tão longe que seus últimos redutos não nos podem continuar inacessíveis por muito tempo. É impossível, entretanto, prever a gestação das descobertas e das aquisições recentes. Desde hoje em dia permite-se-nos pensar na solução do problema do câncer, encarar a eliminação completa das moléstias infecciosas humanas bem como das moléstias animais que têm graves consequências econômicas para nós, do mesmo modo que as enfermidades vegetais que aprendemos igualmente a combater. Esta luta significa a conservação e o aumento das riquezas do mundo e da vida. Ao ignorabimus  (não saberemos jamais) de Émile du Bois Reymond (2), a esta declaração de impotência resignada, sucederam a fé e a esperança. Mas quais sejam os milagres que nos seja dado assistir, lembremo-nos que foi nos menores de todos os seres vivos que o homem, este "rei da criação", encontrou seus piores inimigos. Durante milênios ele ficou exposto a seus ataques assassinos, fraco e desarmado frente a eles. Todavia, esta vulnerabilidade não era uma fatalidade inexorável, em algumas gerações os homens puseram em xeque e até chegaram a aniquilar temíveis forças naturais". 


Jamais foi feito um combate mais nobre que aquele cujo ganho foi a vida e a saúde dos homens, jamais soldado algum conseguiu vitórias mais nobres". 


Fonte: DRIGALSKI, Wilhelm Von. Coleção Descoberta do Mundo. O homem contra os Micróbios. As doenças contagiosas na história e na vida dos povos. Adaptação de Fernand Lot, Tradução de Heitor Martins, Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1959.