sexta-feira, 16 de setembro de 2022

ELEIÇÕES NACIONAIS 3

 PROMESSAS ELEITORAIS

Valter de Oliveira


Em época de campanha todo mundo promete muita coisa. 

Nossos candidatos são campeões em generosidade. Todos têm um coração grande. Esquecem de dizer que o que prometem, se fosse realizado, seria pago por nós, cidadãos contribuintes. É o dinheiro de quem produz e paga impostos quem paga os salários da máquina pública e permite investimento em saúde, educação, segurança. 

Começo falando das promessas de Bolsonaro em 2018. Não vou discutir porque não conseguiu cumpri-las. Há explicações. Houve falhas e acertos. Se as citamos aqui é para mostrar como é difícil cumprir promessas eleitorais.

Exemplo 1. Privatização de Estatais. "De aproximadamente 150 estatais, no primeiro ano, no mínimo 50, ou nós privatizamos ou extinguimos." –  

Conseguiu? Parcialmente. E não no primeiro ano...

Exemplo 2. Reforma Administrativa. 

  • Fazer uma reforma administrativa para reduzir gastos

"Pretendemos realizar uma reforma administrativa no governo, reduzindo e remanejando gastos desnecessários, destinando recursos para áreas essenciais, combatendo fraudes e possibilitando a melhora de programas sociais, tudo sem custo. Isso é possível com independência e nós temos!" - post no Twitter, 11/10


Não foi feita a reforma. Depende do Legislativo. 

Exemplo 3. Imposto de Renda; 

  • "IR com alíquota única de 20% e isenção na faixa até 5 salários mínimos

"A proposta do Paulo Guedes do Imposto de Renda, eu até falei: 'Você está sendo ousado'. A proposta dele é o seguinte: quem ganha até cinco salários mínimos não paga imposto de renda. E, dali para frente, uma alíquota única de 20%." – entrevista à rádio Jovem Pan em 24/09


Ficamos na proposta. Infelizmente. Culpa do governo? Tema para outro artigo. 


As promessas de agora: 

1. Simone Tebet promete construir 1 milhão de casas para famílias muito pobres, manter e até melhorar o auxilio Brasil e, para isso, defende que é importante "furar o teto de gastos"... Tudo como se para isso não fosse necessária a aprovação do Congresso e se tal medida não causasse mais problemas em nossa economia. Problemas que podem prejudicar ainda mais os pobres. Mais, tal como Lula ela afirma que na Amazônia tem compromisso com "desmatamento ilegal zero". Mesmo? Já sobre diversidade ela apoia tudo aquilo que é proposto pela esquerda brasileira. Igualitarismo, cotas, e outras coisas que ela prefere não detalhar. Quem conhece, sabe. 

2. Soraya Thronicke, "afirmou (...)que, se eleita, isentará do imposto de renda todos os professores do país, tanto da rede pública como da privada".. Você pode ter pensado no pobre professor que ganha três mil reais. Ela esqueceu que muitos professores de Universidades ganham mais de dez mil reais por mês. Um bom número mais de 20 mil...Na iniciativa privada vi muita gente ganhando mais de 10 mil em 2005. Um colega meu ganhava 36 mil... Fica a pergunta: e os médicos? Também não merecem isenção?Em suma: demagogia pura para fazer média com o professorado. 

3. Luis Inácio Lula da Silva. Promete mundos e fundos. Só que continua defendendo um modelo econômico nacional desenvolvimentista ultrapassado que insiste em acreditar que será o Estado que salvará o Brasil . Modelo que levou a Argentina de uma nação próspera a um país em crise permanente e cada vez mais pobre. Aqui comento apenas uma proposta concreta. Lulinha garante em discurso inflamado que em seu governo o "desmatamento ilegal será zero". Imaginaram?  No dia seguinte à sua posse todos os malfeitores da região bondosamente vão deixar de derrubar florestas, fazer queimadas, respeitar o trabalho humano... Não é mágico? Veja Lulinha, não dá para aproveitar mais ainda as qualidades de seu bálsamo de bondade? Será que com ele você pode tocar o coração dos criminosos das cidades para que tenhamos "criminalidade zero?". 

Mais um ponto: Lula & companheiros farão todo o possível para implementar a diversidade. A moderada e a radical.  Aí não é propaganda. Aliás, Lula evita explicar o que ela é. No caso vai aprofundá-la mesmo. É causa sagrada da esquerda. Causa que propagam há muito tempo. Agora, só querem avançar mais. 

5. Ciro Gomes e a renda mínima. O candidato continua com sua proposta nacional desenvolvimentista. Como muitos outros também fala como se fosse um rei absoluto. Eu vou fazer, eu vou convocar os políticos, eu... Parece bem mais absolutista que os outros. Não há Legislativo ou Judiciário que possam ser obstáculos. Pelo contrário, ele garante que  mesmo os adversários irão apoiar suas ideias e práticas. Neste ponto ele também é semelhante ao mágico Lulinha. Mas, vamos ao ponto. O que ele promete como renda mínima? Simplesmente R$ 1.000,00 mensais para todo mundo. Fica a pergunta: você acha que o morador de rua - se tiver oferta de emprego - vai preferir trabalhar por R$1.200,00 ou vai se contentar com o auxílio? Complicado, não é mesmo? E até quando e em que condições devemos manter tal pagamento? E de onde virá a receita? Ele diz que está tudo no livro dele. E tem mais: como vocês sabem ele também vai dar um jeito de renegociar as dívidas de todo mundo. Não somente a sua ou a minha. Também a de Estados e Municípios. Vai eliminar o teto de gastos, acabar com a independência do Banco Central, interferir nos preços cobrados pela Petrobrás. Isso, e muito mais. Será um maravilhoso Brasil Novo. 

Mas, dirá o amigo leitor, não dá para melhorar o Brasil?

Dá, sem dúvida. Se abandonarmos a "magia" e o populismo. Pelo contrário, com muita luta. Com "sangue, suor e lágrimas". Sobretudo com liberdade!

 

Nenhum comentário: