sábado, 22 de outubro de 2022

ELEIÇÕES 5. O PT E O DIREITO À VIDA


LULA, O  PT E A "INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ"

Uma contradição envergonhada


 Valter de Oliveira


Época de eleição. Toda vez o Partido dos Trabalhadores procura mostrar aos eleitores que não é o que é. No atacado e no varejo.

Aqui vamos examinar só um ponto. Ele quer ou não ampliar os casos em que pode haver aborto?

Aí começa todo um processo de enrolação do eleitor.

Em 2014 garantiram que Dilma não era favorável ao que chamam de "interrupção da gravidez". E completavam: -"A não ser nos casos já autorizados pela lei". 

Agora, em 2022 volta a cantilena: -"Lula é contra o aborto". -"Suas três mulheres são contra o aborto".

Cá entre nós isso é absolutamente secundário. O grande responsável para ampliar, diminuir ou até impedir totalmente o aborto é o Congresso Nacional (1). Até Lula já falou isso. 

A pergunta que nós eleitores devemos fazer a Lula, PT & esquerda é:  - vocês estão decididos a ampliar os casos de aborto através de leis? 

A resposta que interessa não é a que é feita na TV para conquistar o voto dos eleitores ingênuos. É a que está defendida oficialmente em resoluções do partido e na atuação de seus congressistas em prol dessa questão. Aí está a verdade nua e crua.

É o que vemos no PNDH 3 do governo petista. Veja o que diz um artigo citando parte deste Plano: : 

"Ação programática “g”: apoiar a aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos".

O artigo mostra que houve reação da sociedade contra o texto original proposto.  

"Em que pese parte da sociedade brasileira ter entendido que as discussões trazidas eram cabíveis e que a redação do PNDH-3 era adequada, houve quem criticasse duramente o texto original, conforme salienta CARVALHO RAMOS (2018, pág. 543):

"(…) Essa sensação gerou ampla repercussão negativa na mídia tradicional e em grupos organizados contrários a determinadas ideias defendidas no PNDH-3, em especial no que tange a descriminalização do aborto, laicização do Estado, responsabilidade social dos meios de comunicação (...) Em relação aos temas envolvendo o aborto e a proibição de símbolos religiosos em recintos de órgãos públicos, houve reação de segmentos religiosos, que protestaram vivamente".

Reação fez com que PT adaptasse o texto 

"Como consequência das divergências de opiniões sobre o PNDH-3, o governo acabou editando o Decreto 7.177/2010, que trouxe algumas mudanças no Plano. A tentativa era de que o aprimoramento da proteção dos Direitos Humanos pudesse continuar, mas dessa vez sem o risco de polêmicas em torno do conteúdo do texto. A ação programática “g” do Objetivo Estratégico III, por exemplo, sofreu substancial alteração. Compare as redações:

Redação original da Ação programática “g”: apoiar a aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos.

Redação da Ação programática “g” após o Decreto 7.177/2010: considerar o aborto como tema de saúde pública, com a garantia do acesso aos serviços de saúde".

 

Conclusão:  Este último ponto é o que ficou. Para bom entendedor é a mesma coisa que estava na primeira redação.  Foi como Lula se expressou em entrevista em abril deste ano. Só que depois resolveu dizer que não era bem assim. E o que declarou?

"Eu sou contra o aborto"...

Pois é sr. Lula mas seu partido e todos os partidos de esquerda que te apoiam são favoráveis. Todos batem palmas quando a ampliação ao "direito" ao aborto é aprovado em qualquer parte do mundo. Mesmo quando leis como as propostas por democratas dos EUA aceitam o extermínio do feto pouco antes de nascer...

Triste, não é mesmo? 

O PT deve ter realmente vergonha do que defende.

Fonte: https://www.politize.com.br/programa-nacional-de-direitos-humanos/






Nenhum comentário: