quarta-feira, 12 de novembro de 2008



COMO ESTUDAR

James Deese e Ellin K. Deese



COMO SUBLINHAR E RESUMIR LIVROS DIDÁTICOS


Em sua maioria, os alunos, ao ler livros didáticos sublinham ou fazem anotações, ou então aos duas coisas ao mesmo tempo. São excelentes meios de se preparar para uma revisão, e as anotações, sobretudo se forem feitas corretamente, servirão para orientar a repetição. Saber sublinhar e resumir é muito importante para estudar em livros didáticos, por isso incluímos uma seção especial sobre esses assuntos.

SUBLINHAR

Uma prática habitual de maus alunos é sentar-se com um capítulo à frente, ler tudo indiferentemente e então, quando pensam que encontram uma coisa importante, sublinhar ou marcar com uma caneta hidrocor.

Fazem isso sem examinar previamente o capítulo ou fazer perguntas. O resultado é uma seleção aleatória de textos, que representa um julgamento ocasional e não um critério baseado na organização geral do assunto. Infelizmente, esses alunos não conseguem, depois, desmanchar o que fizeram. Pensam que sublinharam os pontos relevantes, mas deixaram passar muitas coisas importantes e escolheram outras que não o eram. Na revisão não se lembram de verificar se sublinharam o que deviam e, quando o fazem, descobrem que é impossível apagar os traços que fizeram e fazer outros, especialmente se sublinharam a tinta ou usando uma caneta hidrocor.

A propósito, se você for comprar um livro didático em segunda mão, escolha um que não tenha sido sublinhado. Se não conseguir, compre um novo, porque a desvantagem de ter um livro sublinhado por outra pessoa é muito grande para valer a quantia que você economiza comprando um livro usado.

Sublinhar pode ter seu lugar. Algumas pessoas acham útil, outras, não. Um de nós sempre sublinha, o outro não. Mas se você quiser fazê-lo com proveito, deve fazê-lo adequadamente, no momento certo e de acordo com um plano. O plano é o seguinte: Primeiro você deve examinar um capítulo. Depois fazer a si mesmo perguntas sobre ele e tentar respondê-las enquanto lê. Nessa primeira leitura é melhor não sublinhar, porque você realmente não sabe o que é importante até apreender o sentido global. À medida que suas perguntas forem sendo respondidas ou que você for identificando as idéias principais e detalhes importantes, faça um sinal na margem. Da próxima vez que ler, procure as idéias principais, os detalhes importantes e termos técnicos. É isto que você deve sublinhar.

Nenhum comentário: